6 dicas de como liberar espaço no Windows 7
Postado por Danilo Augusto na categoria Dicas no dia 26-02-2010
36
Depois do sucesso que foi o post HD Lotado? 5 maneiras pra deixar ele folgadinho, que ensinava a liberar espaço no Windows XP (algumas pessoas conseguiram liberar 18GB!), chegou a hora de aprender como liberar gigas de espaço no seu Windows 7!
Antes de mais nada veja estes 5 motivos pra você deixar seu HD folgadinho
-
Quando temos pouco espaço livre em disco o Sistema Operacional começa a ter uma queda acentuada no desempenho;
-
Os arquivos se fragmentam com maior frequência;
-
Quando copiamos CDs com o nosso gravador, é criada uma imagem temporária no HD, se durante a gravação não tiver espaço em disco, você não conseguirá copiar CDS e perderá CDs por falha na gravação com mais frequência;
-
A memória virtual será prejudicada ( ela é o indício de que as coisas não vão bem).
-
Alguns programas e o próprio Windows a todo tempo criam arquivos temporários para o funcionamento. Sem espaço em disco, alguns programas não funcionarão satisfatoriamente e o sistema ficará lento.
Agora sim vamos ao que interessa.
A primeira coisa a se fazer é checar o espaço livre que seu HD possui antes das dicas, para que depois possamos comparar o que mudou. Como vocês podem ver na imagem abaixo, minha partição possui 7.88GB de espaço livre.

Mudando a alocação do arquivo de paginação
Para aqueles que possuem mais de uma partição no HD, a mudança de partição do arquivo de paginação (pagefile.sys) pode ser uma boa idéia. Pois, além de liberar espaço em disco, melhora o desempenho do sistema.
Originalmente o arquivo se encontra oculto na partição C:. Clicando na imagem abaixo você vai poder ver que o meu arquivo pagefile.sys possui quase 2GB de tamanho.
Para mudar o local do pagefiles.sys, vá no menu iniciar, executar. Em executar digite: sysdm.cpl
Uma tela vai se abrir. Vá até a aba Avançado e em Desempenho clique na opção Configurações. Quando abrir a tela de configurações, vá até a aba Avançado e em Memória Virtual clique em Alterar. Uma tela como esta de abrirá.
Selecione a unidade C:, marque a opção Sem arquivo de paginação e clique em Definir. Depois, escolha outra unidade sem ser a C, marque a opção Tamanho personalizado, defina um o tamanho inicial como 1000MB e o final como 1500MB e clique em definir. Por fim, clique em OK. Sua configuração deverá ficar assim:
Lá se foram 2GB!
Excluindo arquivos inúteis do sistema
Antes de mais nada precisamos habilitar a exibição de arquivos ocultos no Windows. Para isto, vá até o Painel de Controle, clique em Aparência e Personalização e em Opções de Pasta, clique na opção Mostrar pastas e arquivos ocultos. Na caixa que se abriu, procure por esta opção, marque-a e clique em OK.
Agora vá até a unidade C: e procure pela pasta MSOCache. Esta pasta é responsável por guardar os arquivos usados na instalação do Office. Ela serve pra você poder reinstalar ou reparar o Office sem a necessidade de um CD. Se você acha que não vai precisar disso, mande-a pra lixera e economize pelo menos 500MB.

Desabilitando a hibernação do sistema
A hibernação é um recurso presente no Windows que lhe permite desligar o computador e ao religá-lo ter tudo como estava antes: planilhas abertas, navegador na página em que você deixou, player tocando na música que você parou… Enfim, é um recurso e tanto!
Mas..Me responda: Quantas vezes na vida você usou a hibernação do Windows ? Nenhuma né?
Pois saiba que o Windows mantém a todo momento um arquivo chamado hiberfil.sys na raiz de C:. E saiba também que o tamanho deste arquivo é do tamanho da quantidade de memória RAM que você possui. Isso mesmo! Se você possui 4GB de RAM, esse arquivo terá 4GB de tamanho! Quanto desperdício hein…
Na imagem abaixo você vê o tamanho do danado
Para desabilitar faça o seguinte: Vá no menu iniciar, executar e na caixa que se abrir digite: powercfg.exe /hibernate off
Para reabilitar a função troque o off pelo on. Lá se foram 1.5GB!
Desabilitando a Proteção do Sistema e a Restauração do Sistema
Se você ficou com a orelha em pé ao ver eu desabilitar a Proteção do Sistema, fique calmo. Este serviço trabalha em conjunto com a Restauração do Sistema do Windows e faz basicamente a mesma coisa.
Confesso que em 3 anos de profissão a restauração do sistema não me serviu mais do que 5 vezes para resolver problemas.Portanto, se você acha que a restauração do sistema vai resolver algum problema pra você, ela.Não vai. Pode desabilitá-la.
Para desativar os dois serviços pressione simultaneamente as teclas Windows e PauseBreak. Em seguida, do lado superior esquerdo da tela, procure por Configurações Avançadas do Sistema. Na tela que se abrirá, procure a aba Proteção do Sistema, depois selecione a unidade C:, depois clique no botão Configurar. Na tela que se abriu marque a opção Desativar a Proteção do Sistema (ou defina um valor a sua escolha) e clique em OK. Lá se foram mais alguns MB ou GB…
Limpado o cache do Navegador
O cache dos navegadores é responsável por, digamos, acelerar a sua navegação. Não sei se você já notou, mas quando você abre um site pela primeira vez ele abre lentamente. Quando você acessa ele pela segunda vez, sua abertura já será bem mais rápida. Quem faz com que essa segunda,terceira,quarta… tentativas sejam mais rápidas é o cache.
Outra observação é que conforme você for naveagando na internet, o cache vai aumentando novamente e será necessária uma nova limpeza periodicamente.
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza de disco do Windows não exclui os arquivos de navegação usados por todos os navegadores. Ela só faz esse serviço para o Internet Explorer. Então, se você usa Firefox, Chrome, Opera ou Safari, você deve limpar manualmente o cache do seu navegador.
No Firefox você deve ir no menu Ferramentas. Na caixa que se abrir, vá até a aba Avançado e clique no botão Limpar cache agora. Pronto.

Apagando o conteúdo das pastas Temp
UPDATE
Nas pastas Temp são armazenados arquivos utilizados por programas e pelo Windows que após a finalização destes fica sem utilidade, ocupando um precioso espaço.
Pensando nisso, o leitor Kelween, neste comentário lá embaixo, deu a sugestão de apagar o conteúdo desta pasta. Você deve apagar o conteúdo e não a pasta.
Para encontrar a pasta siga o seguinte caminho: C:UsuáriosNome_de_UsuárioTemp
Entre na pasta temp e apague todo o seu conteúdo. Dependendo do uso do seu computador você poderá liberar até 1GB nesta pastinha
OBS: Faça isso pra todas as pastas de usuário indo em cada uma delas.
Utilizando a conhecida Limpeza de Disco do Windows
Como não poderia deixar de ser, a limpeza de disco do Windows também contribui para a liberação de espaço, apagando arquivos temporários ( se eles são temporários porque eles ficam no disco ? ), compactando arquivos antigos, arquivos de cache do navegador e outras coisas. Essa limpeza não contem nenhuma contra-indicação. Para executar a limpeza, vá até o menu iniciar, executar e digite cleanmgr. Ao abrir a tela marque todas as opções, e clique em OK.

Por fim, esvazie a lixeira e reinicie o computador para que algumas alterações sejam feitas e o espaço medido.
No meu computador fiz os seguintes passo:
-
Mudança na alocação do arquivo de paginação;
-
Exclusão da pasta MSOCache;
-
Desativação da Proteção e Restauração do sistema;
-
Desativação da hibernação;
-
Limpeza de cache do navegador;
-
Limpeza de Disco do Windows
Conseguimos liberar 4.12GB!

Agora que você já viu como se ganham mais alguns gigas de espaço em disco, diga-nos, nos comentários, quantos gigas você conseguiu recuperar com nossas dicas.
E se você conhece mais algum método para liberar espaço em disco, diga-nos!
Espero que tenha gostado das nossas dicas! Gostou? Assine nosso feed
Abraços.







Muito bom artigo. Gostei das dicas e de como está estruturado o artigo. Parabéns.
Estou usando windows 7 home premium. Deletei uma pasta que tinha várias outras dentro. O tamanho total era de 277 GB. Após deletado, este espãço em disco não foi liberado.
Tem alguma outra dica?
Obrigado
@Ricardo
E aí Ricardo, liberou quanto ?
Abraços e obrigado pelo comentário
Cara quero te parabenizar vc realmente entende da coisa aqui funfou tudo certinho etsa show , muito obrigado pela força !!
Valeu cara, abração
Eu não incluiria esvaziamento de cache do browser nisso…
Não sem ao menos falar pra que ele serve e que com alguns dias ele vai estar ali novamente
Feito
Vlw cearense
[...] I/O Tecnologia Descubra o segredo para liberar gigas no Windows 7! [...]
Muito boa essas dicas!! parabens!
Obrigado pela participação Moisé
Envie seus links pro LINKADÃO.
http://www.linkado.videosincriveis.ws
muito bom o tutorial.. liberei em torno de 11Gb!
CaralhoO 11GB ?
Ainda não bateu o recorde dos 18GB que bateram no outro post do XP :p
Valeu cara!
mto bom cara! vlw
só de pontos de restauração, meu windows costuma acumular 18 gb mais uns 5 gb de outras coisas
Espaço jogado fora esse.
Deixe apenas 1 ou 2 pontos de restauração. Os outros são inúteis.
Abraços.
Deletar o Temp tbm ajuda (Drive do sistema\Documents and Settings\Usuário\Local Settings\Temp).
O que tiver nessa pasta pode manda embora é os lixos que todas as apps criam de arquivos temporários para uso ou mesmo, na instalação).
Essa vai pro post Kelweenn.
Brigadão pela sugestão.
Se tiver um blog, twitter ou orkut pra gente linkar, pode deixar por aqui.
Gostaria de saber se isto serve para o vista também!!
Rapaz… As coisas funcionarão no Vista como funcionam no Seven. Eu só não sei se as coisas estão no mesmo lugar no Windows Vista, entende ?
De qualquer maneira, tente fazer o que eu sugeri. Daí se der certo (ou não) você vem aqui nos dizer se é igual ou não pra ajudar o pessoal, beleza?
Abração Ricardo!
Vlw pelas dicas ajudo bastante aqui, so que tenho uma duvida : Inicialmente eu instalei para teste o windows 7 em um HD pequeno ( 30 gb ), agora que gostei dele teria como eu passar tudo para um hd maior sem perder tudo que eu ja instalei?
Galera acho que essa pasta C:\Users\Ricardo\Recent também pode ser limpa.
Otimas dicas, muito obrigado!!!
excelente post, parabéns
liberou 4 gigas na minha unidade C
obrigado
reiniciei o computador e percebi que foram liberados 5 gigas. excelente.
Tem uma dica que vai liberar 1.5TB pra você:
Com ~R$300,00 vc compra um disco rígido descente e para de mendigar espaço.. kkk!
Brincadeiras a parte, as dicas são boas!
Parabéns!
Muito bom, valeu mesmo.
A dica de desativar a Hibernação do Sistema acabou de me salvar de ter de formatar meu HD para por mais espaço na partição do sistema.
Feed assinado xD
Mais um leitor satisfeito
Abração Jonathan!
Outra dica interessante é ir em programas e recursos no painel de controles e desinstalar programas que não são usados a um bom tempo. Depois ir até a pasta “Arquivos de Programas” e procurar se a pasta do programa excluído ainda está lá, pois alguns programas mesmo apos ser excluídos deixão lixo, e uma quantidade considerável de arquivos para um programa que nem ao menos esta instalado.
Parabens! tudo o que eu estava precisando e o maios importante de uma forma bem fácil. valeu!
oi, tambem e preciso lembrar que o sistem windows precisa de espaço no minimo igual ao instalado- se oucupa na instalaçao 7 gigas -precisa de 7 gigas para mover ficheiros. nao se esqueçam que o windows FUNCIONA assim desde windows 95. E a maneira dela funcionar.
cmd – %temp% e selecionar tudo – apagar! ou entao:
del temp /a
ou entao ccleaner no google ou entao part be e criam uma instalaçao vossa do windows ou entao windows live cd ou entao windows mini xp no google. fui!
podem criar uma partiçao antes do windows:
criar 3 gigas de hdd e depois criar 10 gigas parra o windows seven ou xp ou vista, quando estiver instalado mudar o pagefile.sys para a primeira instalaçao, muito muito rapido e faz que o windows respeite sempre o espaço, directorias e funcione muito mais rapido. 2 a 3 vezes mais rapido que o normal, custa apenas fazer issso na instalaçao inicial.
tambem e necessario para optimizaçao desfragmentar o registro do windows pelo menos de 2 em 2 semanas. como se fosse o hdd. fui pela 2 vez!
tambem podem mudar para linux, ja viram como a estrutura de hdd esta nolinux , partintion 1 , swap, page, etc- separa tudo para optimizaçao, a microsoft deveria fazer isso, mas não, esta agarrada ao antigo bill gates e a ideias antigas. usem linux ou apple for windows. wikipedia .mac4win
eu uso mac para pc e estou muito satisfeito, posso ate jogar melhor e virus no mac? que virus?
Gente a pasta windows tbm pode ser deletado tipo cria um ponto de restauração e excluir eu fiz isso o windows continuo ativo e bom