Destaques

7 Perguntas e Respostas sobre Energia Estática

Postado por Danilo Augusto na categoria Manutenção e Hardware no dia 26-02-2009

35

Muitas pessoas, inclusive técnicos, têm dúvidas quando o assunto é energia estática. A fim de tirarmos algumas dessas dúvidas, fizemos este FAQ com perguntas e respostas.

1.Basta tocar no gabinete pra descarregar a energia estática ?

Não. O simples ato de tocar no gabinete não vai descarregar a energia estática. Para que o “descarrego” ( isso me lembra o Igreja Universal ? ) aconteça, o gabinente precisa está ligado à tomada e a tomada deve está aterrada. Além disso, você deve tocar na parte que não esteja com nenhum tipo de tinta, pois estas tintas que cobrem o latão (zinco) de que o gabinete é feito, tem como função o isolamento elétrico.
2.Usando uma pulseira anti-estática estarei protegido?

Não. A pulseira por si só não apresenta nenhuma proteção. A “garra-jacaré” que existe na pulseira deve está presa a algo aterrado, como o gabinete ou o próprio fio de aterramento., caso contrário, a pulseira não servirá de nada.

3.As luvas protegem contra energia estática ?

As luvas comuns, de borracha ou tecido não têm propriedades para dissipar energia estática. Além do mais a energia estática não precisa de um material condutor para surgir, basta haver atrito entre os materiais. Vale lembrar que existem luvas anti-estáticas que são feitas especialmente para dissipar a energia.



4.Como a estática pode queimar um chip ?

A carga estática acumulada no nosso corpo pode ser de milhares de volts, por exemplo,40.000 Volts! Imagina 40 mil volts num chip que funciona a 3 volts… Seria um estrago…

5.Porque com 40 mil volts no meu corpo não levo um tremendo choque ?

O que faz você sentir o choque não é a tensão, mas sim a corrente , que na energia estática é muuuuito pequena.

6.Componentes guardados em gavetas, pedaços de jornal, sacola estão imunes à estática ?

NÃO! Esse é um grande erro de técnicos. Aqui perto da minha casa mesmo, semana passada, vi um técnico guardando uma memória num pedaço de jornal, lamentável .Materiais como papel, plástico, roupas, são potenciais geradores de cargas eletrostáticas. Componentes devem ser guardados nas embalagens originais, em sacos anti-estáticos. Existem lojas online que vendem embalagens anti-estáticas, como a embalagem abaixo:

image

7.A pulseira anti-estática tira a energia da outra mão também ?

Acreditem, essa pergunta existe. A pulseira retira toda a carga eletrostática do seu corpo, consequentemente, todo seu corpo estará protegido, inclusive sua outra mão.

Em breve, iremos bem a fundo sobre como surgem as cargas eletrostáticas. Se alguém tiver alguma pergunta a respeito do assunto, fique a vontade e poste nos comentários para tirarmos as dúvidas.

Fontes:
Fórum do Guia do Hardware
PC Ajuda
Mercado Livre

Comentários (35)

Muito bacana essa iniciativa de alertar os usuários sobre os perigos da eletricidade estática. Muitos técnicos acham que é besteira, que nunca queimariam uma memória desse jeito, mas o que acontece mesmo é que até agora tiveram muitíssima sorte!
Valeu! O blog está de parabéns!
Justamente, muitas pessoas acham que isso é balela. Mas, por experiência própria, decidi dar atenção à estatática, ela é perigosa no nosso trabalho.

A memória normalmente não queima na hora, ela vai “acumulando” danos até chegar um ponto em que é impossível o seu funcinamento. Por isso muitas pessoas dizem “nunca queimei uma memória”.

Obrigado pelo elogio e valeu pela participação ( desculpa a demora pra responder )

otimo post…

tbm vejo muito tecnicos fazenso isso! lamentavel…

É Orlando… Muitas pessoas ignoram isso. O que mais choca é que a maioria delas são técnicos.

Abração

muito bom cara! isso vai cortar muito mito da galera por aí, qunado for tocar no hardware do seu PC tome cuidado meeesmo, se não já era amigo…

abração!

Muita gente pensa e fala errado sobre energia estática. Tentei mostrar alguns mitos ^^

Abraços

Trabalho num hospital, várias vezes já tomei um pequeno choque no bebedouro desligado, isso tem a ver com energia estática?
Antônio… confesso que não sei dessa informação, mas pode ser que sim.

Imagine o seguinte cenário: Você com um calçado onde a sola é feita de material isolante (couro, borracha ), andando num ambiente com baixa umidade… a energia estática vai se acumulando… Daí você toca numa maçaneta ou em algo de metal e acaba descarregando essa energia que está acumulada no seu corpo. Aí sim é um caso de energia estática.

Até onde eu sei, esse seu choque pode sim ser proveniente de descargas eletrostáticas.

Abraços !

como eu produzo eltricidade estatica
Através do atrito entre corpos que se isolam e acumulam esta energia.
Muito bom o post, realmente a energia estática é um probleminha que se o técnico não tomar cuidado acaba por colocar até a qualidade de seu serviço em jogo.
Detalhe importante também fica para as lojas que vendem peças, já vi muito vendedor segurar de modo incorreto o módulo de memória, e depois vem aquela garantia de 3 meses mas muitas vezes os danos causados pela eletricidade estática não aparecem na mesma hora e hipoteticamente 3 meses e um dia depois lá esta o técnico tendo que comprar outro módulo, fora o tempo que ele levou para diagnosticar o defeito novamente no fator “memória” daquele computador.
As informações de vocês foram importantissíma para mim. Gostaria de sempre poder estar recebendo informações.
Assine nosso feed lá em cima :D

Obrigado

Em uma pequena maquina que fecha potes e bandeja de plastico com filme plastico. Com aquecimento resistencia eletrica.Para soldar pote plastico e filme .
Sei que o rolo de filme provoca energia estatoca na sua movimentação ao se soltar do rolo durante o processo de trabalho e não tenho nada que descarregue esta energia .
Pergunto ?
Está energia pode prejudicar o isolamento a quente entre o filme e o pote de plastico.
eu sou cadeirante e pelo fato de não ter contato com o chão isso mim possibilita uma carga maior de energia estatica? ou eu não tenho possibilidade de acumular carga?
ola! gostaria de saber se quando uma pessoa está com muita eneg. est. acumulada no corpo, ela pode liberar esta energia simplesmente permanecendo descalça na própria terra por algum tempo.
Pode sim carlos.
Cara, às vezes é muito difícil ler esses textos, viu? Dói o olho ter de ler “deve está ligada” e coisas do tipo. Por acaso você também escreve “deve sê” ou “deve í”?

O pior é que é material produzido por gente teoricamente bastante inteligente, que estudou em algum lugar razoável e sabe falar sobre esses assuntos aí. Mas eles não conseguem prestar atenção às coisas mais simples da língua deles…

Olá Danilo, é com preocupação que lemos seu comentário. Informo que há uma semana estamos planejando uma espécie de multirão para reescrever posts antigos, como este.

O blog existe há 1,5 ano e o modo como escrevíamos há um ano e meio já não é o modo como escrevemos, hoje, melhoramos.

Mais uma vez agradeço o seu puxão de orelha e assumo o compromisso de reescrever os nossos posts mais antigos.

Abraços.

“Acreditem, essa pergunta existe”. To rindo até agora! Boa.
Não sou expert, e nao posso garantir que a informação não contenha erros porem posso dizer o que pra mim é um fato.

Danilo hoje já li varios pots seus e gostei muito das novas informações e de lembrar de outras e até mesmo, rir, e apreciar o que os outros pensam.

Respondendo o Carlos e melhorando sua resposta, eu poderia dizer que em apenas alguns segundos em contato com a terra já estará descarregado.

Respondendo Januario Neto que não obteve resposta, sim é bem possivel que vc acumule energia estatica, assim como todos os outros, o que importa é estar isolado da terra, se é o seu calçado ou a sua cadeira que ira isolar é outra questão.

Newton Ribeiro realmente não sei se interfere ou não, mas na minha humilde opinião não interfere significativamente.

Alec não entendi bem sua pergunta, ou oque você espera dela, porem energia estatica é produzida pelo movimento, tente essas experiencias basicas.
Pegue uma caneta esfregue no cabelo e coloque ela perto de pequenos pedaços de papel.
Pegue uma bola de basquete e bata varias vezes contra um chao isolante e depois encoste em algo de metal ou em alguem e veja o que acontece, nao se esqueça de estar calçado com algo isolante para a experiencia dar certo.

Antonio Cruz eu diria que com certeza é energia estatica, mas para ter certeza que vc esta tomando esse choque do bebedouro e nao de vc mesmo apenas faça esse teste, toque numa parede que nao seja isolada ou melhor toque no chao e depois beba agua se nao tomar mais choque é energia estatica.Ou entao beba agua pela segunda vez em seguida da primeira sem choque ? provavel energia estatica.Porem acho dificil nao ser esta pois se nao fosse energia estatica vc nao sentiria apenas um pequeno choque e sim uma dormencia, formigamento, algo do tipo aonde indica uma corrente passando por vc.

Bom espero ter ajudado e espero que minhas informações estejam corretas.

A maioria destas informações foram adiquiridas por observação. Porem fiz curso de eletronica basica radio e televisao, e estou me formando em mecatronica ( engenharia de controle e automação, antiga robotica )

Você poderia até reescrever este post com tantas informações que nos trouxe ^^

Valeu mesmo por responder aos leitores que não obtiveram resposta.

Continue lendo e principalmente contribuindo nos comentários do nosso blog.

Abração!

Olá, gostaria de saber se tem uma maneira de diminuir a energia estatica! Vivo levando choque na porta do carro, ja dei choque no meu filho, na minha cachorrinha e as pessoas não querem nem me comprimentar de medo de levar choque. Me ajudem por favor!!!!
oO Isso é sério? Infelizmente não posso te ajudar. O máximo que eu sei é como evitar danificar equipamentos devido ao acúmulo e descarga de energia estática. Nada além disso.

Abração.

Daniela, tenho uma dica boa para vc diminuir a intensidade do choque na porta do carro, basta segurar na parte de metal da porta antes de tocar com um dos pés no chão, desse modo vc distribui a carga e o choque na mão fica quase imperceptível.
Legal, você tirou muitas dúvidas que tinha sobre estática.
Cancei de levar choque na porta do carro, comprei até um chaveiro anti-estática
Hã se alguem quiser saber onde comprei chaveiro anti estática http://www.produtoschina.com/565269/Chaveiro-anti-estatica
[...] Utilizando um eletrodo de aterramento – como também é chamada a haste de cobre – a energia estática acumulada na carcaça metálica destes equipamento terá por onde escoar e não causará choques [...]
Oi Danilo , bom dia!
Não aguento mais tomar choque no meu carro, esses dias
até faisca saiu quando fui colocar a chave.E é só comigo.
Isso pode ser eletricidade estática , to apavorada…
ao retira uma malha de lã no inverno ,voce sente os pelos do braço arrepiarem-se por que?
num dia seco,após caminhar sobre um tapete de lã,e um seguida,tocar a maçaneta da porta, voce poderá visualizar uma pequena faisca e semtir um ligeiro choque .explique o por que disso.
como descarregar a energia estatica como tira-la do corpo
Boa Noite!

Alem de tomar choques, outro dia toquei no meu marido e ele tbm tomou choque.Não estava encostada ou pegando em nada. Porquê?

Ola muito boa tarde, eu tenho uma duvida, tenho um familiar que no trabalho tem de usar uma pulseira contra a energia estática para elaborar certas tarefas, e tem me dito que quando esta lá a trabalhar que não se sente bem, que esta como noutro estado… Porque produz o mal estar?? eu penso que é de que sempre naquele meio vai sobrar energia estática mesmo usando a pulseira…

Uma outra questão, não ter energia estatica produz mal estar??

Deixe um comentário