Destaques

Alternativas para enviar arquivos grandes por e-mail

Postado por Alex Ferreira na categoria Dicas no dia 26-11-2010

17

Imagine que você está prestes a finalizar aquele trabalho de edição de vídeo que o seu chefe passou a semana inteira lhe cobrando. Você finaliza e dá aquele acabamento final e chega a hora de enviar. Como você enviaria um arquivo de vídeo de cerca de 100MB anexado ao seu e-mail, sendo que a maioria dos clientes não suportam mais que 20MB de anexos?

A intenção desse post é lhe dar algumas alternativas ao anexo dos e-mails, afinal, eles só servem mesmo pra enviar documentos de texto… Iremos lhe apresentar (ou não) alguns serviços que podem ser bastante úteis para o compartilhamento de arquivos grandes.

rapid

1 – Rapidshare

Muito conhecido por quem faz downloads de músicas, filmes e séries, o serviço pode lhe ser bastante útil na hora de enviar grandes arquivos. Podemos fazer o upload de arquivos de forma totalmente gratuita, porém com uma limitação de 200MB por arquivo. Caso você precise enviar arquivos que sejam superiores ao limite, sugiro que você o compacte-o quebre-o em partes menores que satisfaçam a limitação do serviço.

Ele tem um recurso bem interessante, que, após concluído o upload de seus arquivos, é disponibilizado um link para download daquele arquivo e um segundo link que, quando acessado, apaga o arquivo dos servidores do Rapidshare, impossibilitando outros downloads.
O ponto negativo do serviço é que a velocidade máxima de download só é garantida aos usuários que assinam o serviço.

torrent

2 – Torrent

Os torrents muitas vezes são uma ótima opção para quem envia arquivos realmente grandes, acima de 1GB, por exemplo. A ideia é bastante simples: basta criar um novo arquivo .torrent e enviá-lo anexado no e-mail.

Para criar um torrent não tem segredo. Se você usa cliente uTorrent, basta clicar em "Arquivo" e depois em "Criar Novo Torrent". Logo depois irá abrir uma janela para selecionar quais arquivos ou diretórios você deseja compartilhar. O último passo é informar quais trackers serão usados.

Se você não faz a mínima ideia do que seja um tracker, basta copiar e colar as seguintes URLs:

http://open.tracker.thepiratebay.org/announce
http://www.torrent-downloads.to:2710/announce
http://denis.stalker.h3q.com:6969/announce
udp://denis.stalker.h3q.com:6969/announce

http://www.sumotracker.com/announce
udp://tracker.openbittorrent.com:80/announce
udp://tracker.publicbt.com:80/announce

Uma desvantagem de compartilhar arquivos via torrent é que você deve deixar seu PC ligado até que todo mundo termine de fazer o download do seu conteúdo. Isso acontece devido aos torrents não conterem o arquivo em si, mas sim um caminho indicando onde o usuário poderá fazer o download (que no caso será o seu PC).

seguranca

Mas e a segurança, como fica?

Boa pergunta… Diferentemente do velho arquivo anexado ao e-mail, ambas as opções podem ser completamente estúpidas caso você preze pela total segurança dos arquivos. No caso do Rapidshare, qualquer pessoa que possua o link poderá realizar o download do arquivo.

Enquanto o torrent a situação pode ser ainda pior, pois existe a possibilidade do arquivo se espalhar rapidamente para vários computadores ao redor do mundo, e, ao contrário do Rapidshare, não existe uma maneira de "parar" o compartilhamento.

Uma maneira de diminuir os riscos, é compactar o arquivo e adicionar senha à compactação. Dessa maneira você pode enviar a senha no corpo do e-mail e somente a pessoa que a tem poderá abrir o conteúdo do arquivo compactado. Porém, todavia, contudo, a segurança dos arquivos compactados não são lá essas coisas…

Bom, é isso… Cabe a você agora escolher a melhor alternativa e mandar ver nos e-mails. Ah, existem vários outros serviços similares ao Rapidshare, como Megaupload ou HotFile. Até a próxima!

Comentários (17)

[...] This post was mentioned on Twitter by Erick C. Pereira, Laly Florindo , I/O Tecnologia, João Alberto, Alex Ferreira and others. Alex Ferreira said: Alternativas para enviar arquivos grandes por e-mail http://bit.ly/gaLhby [...]
Lembrando que as senhas de arquivos compactados são fáceis de se burlar.
Burla então!! Sao senhas difícies de se quebrar. Isso vai depender da senha que o cara fizer para o arquivo. Quanto maior ela e mais caracteres especiais, voce ficara anos tentando quebrar.
Buenas!!
Tenho outro programa/browser para este tipo de compartilhamento, que seria no caso o Opera, que no próprio Browser já possuir o mecanismo “UNITE” para compartilhamento, da mesma forma dos outros você só manda o link que ele gera para a outra pessoa realizar o download.
Huum, não conhecia esse recurso do Opera.
Conheço o Opera UNITE. Nele tem um app chamado WebServer, como o nome já diz, transforma seu computador num servidor, bastando apenas apontar uma pasta específica do seu PC e pronto (o compartilhando pode ser público ou privado com senha). Quando isso é feito, é criado um index.html dentro da pasta principal, onde se pode editá-lo. Minha página de teste: http://notebook.prof-edigley.operaunite.com/webserver/content/index.html
Eu utilizo o dropbox para fazer upload de arquivos.

Eu tenho instalado o software do dropbox no meu computador, é só colocar o arquivo na pasta “Public”, que ele criará um link automaticamente daquele arquivo e fará o upload automaticamente.

Lembrando que o dropbox tem limite de 2GB.

Outra dica bem interessante é por compartilhamento p2p no próprio navegador em http://xfiles.technihelp.net
nunca tinha ouvido falar desse software dropbox, vou experimentar, eu uso a conta para enviar arquivo pelo Uploading.com evio maximo de 1GB, valeu pelas dicas
[...] Alternativas para enviar arquivos grandes por e-mail por I/O Tecnologia [...]
Faltou indicar o sharex que é o mais simples de enviar e baixar arquivos, alem de rapidez em remover o arquivo do servidor, pode enviar para o destinatario o link de download e o link de remoção do arquivo, assim ele só fica hospedado o tempo necessário, e não tem limitações de velocidade e tempos de espera como o rapidshare
não sei se tens algum vinculo com o RapidShare, mais creio que poderia ter abrangido mais, falando de Sites de Compartilhamento, não só citando um.

Mais ficou uma boa. Parabéns. ^^

Realmente faltaram mais opções. Um server que gosto bastante (dentre outros) é o Megaupload, pois além de permitir arquivos maiores, a transferência também é excelente. Abs!
Eu falei sim dos demais sites de compartilhamento no fim do post. Apenas não fiz o detalhamento dos mesmos por ser redundante, visto que já falei do Rapidshare.

Vlw. Abraços :D

A regra é simples:
0~25MB Anexe o arquivo no e-mail (25MB é o tamanho padrão mundial e poucos são diferentes)

0~100MB GoAruna, faça upload e mande e-mail ou o link do arquivo (ele apaga em 7 dias se não me engano)

0~2GB Crie uma conta no Dropbox faça upload na pasta Public e mande o link para o destinatário, ele cria um link direto e é ao meu ver o mais recomendado.

0~50GB Crie uma conta no ADrive procure a opção My Share Files e faça upload lá e mande o link para o destinatário.

*Lembrando que por todos os modos (exceto anexo no e-mail) o arquivo ficará com um link publico então se necessário crie uma senha!…(o link fica “publico” mas não interresa a ninguém ficar descobrindo qual é o link então vale a pena enviar desse modo ^^)
Malz se errei em alguma coisa aqui…

[...] bom português, você pode usar os endereços a seguir sem sequer precisar saber o que eles são. [IO Tecnologia] http://open.tracker.thepiratebay.org/announce http://www.torrent-downloads.to:2710/announce [...]
Cara, eu uso um e-pombo correio.

Com ele eu posso mandar até um pen drive com 128GB ao meu destino.

Deixe um comentário