Destaques

Análise de Sistemas x Sistemas de Informação

Postado por Pedro Munhoz na categoria Profissão Informática no dia 09-02-2011

35

Atendendo a pedidos do meu post anterior sobre as diferenças entre os cursos de Ciência e Engenharia da Computação, resolvi fazer esse outro post falando um pouco das diferenças entre Sistemas de Informação (SI) e Análise de Sistemas. Já gostaria de deixar esclarecido aqui que o post foi feito com base em informações obtidas pela internet, visto que eu não possuo contato direto com nenhum dos cursos citados. Então, vamos às informações!

Análise de Sistemas

Na Wikipédia, o função está descrita como:

A atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final.

Os seus comportamentos e aplicações, são desenvolvidos a partir de soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.

De acordo com o que pude notar, ser um “analista de sistemas” não provém necessariamente de uma formação num curso de Análise de Sistemas. Muitos dos profissionais que trabalham nesta área são formados em cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Inforamação, Análise de Sistemas propriamente dita, etc. A função de um profissional é fazer a interação entre as necessidades do usuário final (cliente) e a empresa. Como a própria citação da Wikipédia diz, ele é responsável por procurar o melhor caminho para fazer essa interação, para que seja mais fácil para um desenvolvedor compreender exatamente o que o cliente espera do software a ser desenvolvido.

O profissional também precisa ter um conhecimento abrangente na área de negócio na qual ele vai atuar, a fim de facilitar o processo de análise.

Sistemas de Informação

A definição do curso é a seguinte:

O foco é o desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

A função do profissional da área de SI é fazer a administração do fluxo de informações distribuídas e geradas por uma rede dentro de uma empresa. Ele pode ser responsável pelo planejamento e organização do processamento, armazenamento, recuperação e disponobilização dos dados presentes nos sistemas.

Na parte relacionada ao desenvolvimento de software, o profissional trabalha no levantamento de requisitos, faz a análise, a programação, os testes, implantação, etc. e também o acompanhamento dos sistemas solicitados pelo usuário final (cliente).

Bom, essa foi uma base bem crua e sem muito aprofundamento sobre cada uma das profissões. Peço novamente para que algum profissional ou estudante de algum dos cursos se manifeste em caso de eu ter cometido algum erro ou simplesmente para complementar algo que eu possa ter deixado de fora. Como falei no inicio do post, ele foi redigido somente com informações da internet, então pode estar sujeito a erros. Agradeço muito pela leitura e compreendimento de todos e espero que o post tire algumas dúvidas. Até a próxima! :D

Comentários (35)

mais uma fezotimo post, stes dais eu estava pesquisando sobre analise e desenvolvimento de sistemas, pelomotivo qual eu vá me mudar para outra cidade teria de trocar de curso, e vi ocursode analise desistemas, ocursoquefaço e de informaticano caso teria de refazer algumas materias caso eu va par ao cruso de analise, epesquisando achei umcontato com um analista que hoje nao trabalha mais como analista, fiz pesquisas sobre mercado de trabalho entao achei este analista que conversocom ele no skype, ele me disse que nao temmaismrcado nao quria mais me desanimar mais o que stao querendo é 2 em 1, analista programador cujo ele citou “anaprogramador”, mais ou menos isso. entao agora eu nao sei se realmente troco de curso caso eu va mudar de cidade nao tem o emsmo que eu faço, ai so tem analista e a outra tem gestao em sistemas de informaçao. mais eu nao sei nao faço nenhum desses dois cursos pra saber se tem ou nao tem mercado se tem saida agora e como diz no post fica a carater de quem ja e analista ou esta estudando se tem ou nao temse realment vale a pena, ja que conversando com um diz que nao tem saidanao vale a pena diz ele que tem que fazer logo apos fazer a graduaçao, fazer uma especializaçao em algo.
abraço
puts, tente escrever melhor velho.
Realmente…fiquei interessado no que você tentou dizer mas…está indecifrável. :)
Eu ri….

…e ainda to rindo.

Karaka malukooooo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SEALOKOOOO
karinha é de outro mundo msm…
véio procurei em tudo quanto é tradutor e ainda num consegui fazer tamanha fassanha de descobrir o q ele queria realmente compartilhar com a gnt.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
LOL
Façanha*
Hahaha, faSSAnha foi complicado. Pior que ele estava criticando a escrita de alguém.
Coitado…
Você passou no vestibular?
Cara talvez isso seja interessante pra complementar (ou até mesmo saber um pouco mais sobre os cursos, já que análise de sistemas é um curso de nível superior como SI, mas ñ é bacharelado que nem SI)

http://www.podbr.com/2010/12/14/pti-marcelo-duduchi-da-fatec-cursos-tecnico-tecnologico-e-bacharelado/

É isso mesmo, Pedro.
Pra complementar: a computação, como grande área, tem 3 formações “oficiais”: Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. O resto dos cursos, dentre eles o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, são voltados a profissões de TI e não a áreas da computação.

Eu, como bacharelando em SI, posso dizer que o curso de SI te dá uma visão de negócio e de TI como um todo. Dizer que quem faz SI é programador ou analista é um erro, pois quem cursa SI tem uma formação basica em todas as áreas da computação (desde arquitetura, redes e desenvolvimento) e na gestão, sendo que a instituição de ensino é quem vai dar o foco em algumas dessas sub-áreas. A minha faculdade tem o foco principal no desenvolvimento aliado à gestão de pessoas e recursos.

Óla, eu tenho o curso de conserto de montagem de computadores, que faculdade vc me indica para eu fazer??
Sem sombra de dúvidas, Engenharia da Computação. Procure saber mais sobre o curso e se te interessar siga a carreira!
LEGAL TO NO 2º ANO SI, VOU TROCAR POR ANALISE DEV SISTEMAS-MAS É PORQUE PRESCISO,MAS SI É UM CURSO COMPLETO D+
ola Alex beleza. vc como um conhecedor da area de TI poderia me da uma informação do curso de engenharia de software; sou leigo no assunto, e estou muito interessado neste curso especifico; e um curso de bacharelado?, voçê conhece alguma instituição de ensino que da este curso?, em que especificamente o profissional vai trabalhar?; como ver tenho muitas duvidas. por favor me ajude. moro na cidade de uberaba MG e ainda não vi este curso especifico. o curso de SI me leva até esta formação?
Mto interessante esse artigo, esclareceu algumas duvidas.
Sou formado em Sistemas de Informação e concordo com o Alex.
A área de SI te dá noção geral de vários conteúdos e a Instituição onde me graduei, fez muito bem ao abordar com certa enfâse a parte de Gestão. Tanto que o curso me despertou um interesse grande pela parte de Governança de TI. De qualquer forma o post foi muito bom e útil na minha opinião.
interesante post
serviiu para saber que não vou fazer análise de informação mas sim SI
Sobre o curso Sistema de Informação
Objeto de Estudo

Projeto, implementação e gestão de sistemas de informação nas organizações, integrando conhecimentos das áreas de Computação e Administração de Empresas.

Campo de atuação

Empresas especializadas na prestação de serviços de tecnologia da informação ou organizações de qualquer ramo que utilizam a tecnologia da informação em, seus negócios; empresas do setor público ou privado; empresas do ramo industrial, comercial ou de serviços.

O que faz o profissional

Analisa, projeta e implementa sistemas de informação; administra sistemas de informação nos níveis organizacionais e interorganizacionais; gerencia a infra-estrutura de Tecnologia da Informação nas organizações; presta serviços especializados na área de Tecnologia da Informação.

Basicamente o analista visita a empresa e faz o levantamento de quais as funções q o programa deve executar, definindo as entradas e as saídas necessárias.
Tudo isso é modelado em um conjunto de fluxogramas q são repassados ao desenvolvedor(SI) para q ele construa o programa atendendo as necessidades.
Normalemente é o próprio analista(ou equipe específica) q implanta o programa na empresa e treina os funcionários. Os desenvolvedores normalmente não tem envolvimento direto com a empresa.
Esse post ficou muito bom, dá para esclarecer muitas dúvidas.
Eu tenho somente uma obs a fazer:
Na área de computação de dados estamos todos no mesmo barco, como podemos ver uns dependemos dos outros, somos uma sociedade bem aberta e abrangente.
No mais podemos também ver que na área de programação e de conhecimento de computação (estrutura fisica e lógica) cada um pode desenvolver como puder e como quiser, por ser uma área que não requer hoje em dia uma formação superior ou tecnóloga pois o que conta muito é muitas vezes apenas o conhecimento adiquirido e não títulos. Sou aluno do curdo de análise e estou programando e quando posso presto serviço em alguma empresa na área de análise e o fato de estar estudando Análise de sstemas não me impedio de adiquirir conhecimento em outras áreas como a de programação (propriamente dita) e esploração de mercado.
Pesso desculpas se cheguei a causar raiva am alguem, mas aqui apenas expus minhas idéias.
Pesso desculpas pelos erros ortográficos digitados acima
Sou tecnólogo em análise de sistemas e este ano (se tudo correr bem) me graduarei como bacharel em sistemas de informação, e como dito pelo Alex o curso de SI dá uma visão muito mais abrangente sobre TI e seus diversos adendos já a análise foca em estudar determinados processos e descrever isto a quem vai efetiamente faze-lo. Por fim são cursos que tem lá suas proximidades estreitadas um pouco pela parte de análise mas também se distancia devido a SI não focar em específicamente em análise/desenvolvimento, a final há todo um estudo novamente dito pelo Alex na área de TI que vão desde recursos de hardware, gestão de pessoas, estudo de viabilidade de terceirização, etc.

espero ter ajudado.

só lembrando q tecnologo tb é superior(3º grau)
[...] Análise de Sistemas x Sistemas de Informação – IO Tecnologia [...]
Olá!
Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e gostaria de esclarecer que na prática a carreira de Analista de Sistemas está bem agrangente, eu particularmente tive que estudar redes, engenharia de software, banco de dados, testes de software, gerenciamento de projetos, desenvolvimento em Java Web e Desktop, entre outras matérias.
Não se trata somente de fazer a ponte entre cliente e desenvolvedor, é necessário clocar a mão na massa a saber fazer todas as etapas do processo de desenvolvimento de software e não somente ficar na teoria, ou seja, têm que ralar e colocar a mão na massa, têm que codificar e criar sistemas de acordo com as boas práticas e normas já estabelecidas.
Sistema da informação hj em dia está mais focada para o desenvolvimento de software, principalmente sistemas WEB.
Abraço!
Sou formado em Análise de Sistemas e assim como o Guevara durante a graduação tive componentes curriculares ligados a Tecnologia da Informação como Linguagens de Programação (C, Java, PHP…), gerência de projetos, engenharia de software, banco de dados, redes e sistemas operacionais, além de componentes voltados a área de gestão como TGA, Desenvolvimento gerencial e OS&M.

Ao contrário que Luis mencionou, o curso ao qual sou formado é sim bacharelado. Muitos dos atuais cursos de SI antes eram chamados Análise de Sistemas. Ao depender da Instituição de Ensino, ou ela manteve o nome (que foi o caso da minha) ou alteraram para Sistema de Informação ou para Ciência da Computação de acordo com o perfil da sua grade curricular.

Cabe a cada estudante ou interessado, verificar na instituição a qual queira cursar qual o perfil do curso pretendido e fazer sua a escolha.

obg a todos pelas informações postadas aki. ja estava ficando em duvida, se realmente estava valendo a pena fazer o curso de analise de sistemas
bom dia,tenho o curso de tecnico de informatica pelo ifpe e gostaria de saber uma coisa: quem tem o curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas pode ser instrutor de cursos de informatica? ou mesmo professor de uma escola?Obrigado
Isso é uma ‘fassanha’ msm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eita nós________ burrão!!!
Olá pessoal!
Resido em Recife e penso de fazer o curso de gestão da informação na IPESU. Não trabalho com informática e o meu conhecimento nessa área é apenas o básico. Será que vou ter muita dificuldade ao longo do curso, ou seja, é necessário ter um conhecimento mais elevado em informática?
Grato!
faço computação gráfica e gosto bastante do curso, já fiz técnico em informatica antes. qual graduação seria mais interessante pra mim?
galera estou prestes a querer ingressar nesta area mais estou com 1 imensa dúvida em que curso fazer ou sistema de informação ou analise de sistemas realmente ainda não sei queria que vocês me ajudassem porque quero saber a melhor area pra se trabalhar referente ao salario pois quero ganahar bem
Segunda-feira (05/08/2013) começo o meu de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desde muito cedo que me interesso por computação. Apesar de começar a fuçar num PC velho (1999) sem acesso à internet, eu sempre me perguntava como era capaz de uma coisa daquelas funcionar. Abria o Prompt de Comando e imaginava diversos comandos; imaginava como era dentro de um gabinete. Fiz um curso profissionalizante, de Informática Geral, Office e Computação Gráfica, mas minha paixão despertou-se mesmo quando eu mexi no Access. Parecia que eu tinha nascido pra mexer com banco de dados. Todo mundo reclamava do professor, mas parecia que só eu entendia e prosseguia junto com o ele (tinha uma garota japonesa, então, não era novidade sua capacidade, kkk). Mas o professor parecia dizer algumas coisas complementares e, ao invés de deixar passar, eu absorvia. Foi aí que ouvi falar, pela primeira vez, em SQL, FireBird, Oracle, Visual Basic, entre outras. Infelizmente, no decorrer dos anos, não pude aprofundar os conhecimentos (trabalho, enfermidades…), mas sempre leio sobre programação. Já passei por Lógica de Programação, Java, C, Python, e etc; leio de tudo um pouco. Só o que me assusta é o Cálculo (Álgebra, no geral), porque, instintivamente, sempre fui ótimo nas Humanas (minhas médias em Geografia, História, Língua Portuguesa, Sociologia, e etc, eram de 7 para cima – isso, desde o fundamental). A Matemática em si é uma área imensa, e até arranquei umas boas notas em lógica, Conjuntos, Análise Combinatória, PA-PG, enfim, tudo o que não verei. Sei que não será fácil, mas não poso deixar passar uma oportunidade dessas. Todos dizem que vale a pena o sofrimento. Daqui uns 3-4 anos, se deus quiser, volto aqui e compartilho a minha experiência! Boa sorte a todos!
ola. alguém pode me informar uma universidade on line que da o curso de bacharel em engenharia de software

Deixe um comentário