Postado por Danilo Augusto | 13 - setembro - 2009 | 19 Comentários

Ontem foi me dada uma tarefa: Formatar o Acer AspireOne da esposa do chefe. Como diabos eu ia formatar um netbook que não tem sequer um drive de CDROM ? Pelo pendrive, claro :D

Mas como ?

Perguntei a uma dezena de pessoas no meu MSN como se fazia para montar um pendrive que funcione como um CD de instalação do Windows. Eis que surge meu chará, Danilo Kléber, e me envia um link do WinAjuda que resolveu meu problema. Vou relatar pra vocês como usar o programa que vai fazer o trabalho pra você e o que aconteceu durante o processo.

O WintoFlash é um programa, free e opensource, que se propõe a criar pendrives bootáveis do Windows, do XP ao 7. O software que ainda está em sua versão 0.4.0017 beta, não necessita de instalação e tem suporte à língua portuguesa.

Esta é a tela inicial do programa onde você pode escolher em seguir o Wizard (que é muuuito prático) ou ir pelo modo Avançado, que não tem nada de avançado:

w2flash

Na próxima tela você definirá onde estarão os arquivos de instalação do Windows e o drive USB que será o pendrive de boot, respectivamente:

imagem

Atenção: Quando você for indicar os arquivos do Windows eles não poderão estar compactados nem em um arquivo .iso, eles têm que estar do mesmo jeito que estão no CD de instalação.

Depois de apontado o diretório dos arquivos e o pendrive de destino… Hasta la vista ! É só esperar. O processo todo demora entre 20 e 40 minutos ( talvez até 1 hora ). A instalação do Windows XP através do pendrive no Acer AspireOne, demorou quase 50 minutos, mas num PC comum é mais rápido.

Espero que este post tenha ajuda àquelas pessoas que precisam formatar PCs sem drive de CD como alguns notebooks e netbooks.

Abraços e até a próxima.

No related posts.

Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.

19 comentários até agora...

  1. Alex Ferreira disse:

    Aprenda como instalar o Windows a partir de um pendrive http://bit.ly/1U8Jmp

  2. WebMotiva disse:

    Aprenda como instalar o Windows a partir de um pendrive http://bit.ly/19LoAS

  3. Fernanda Gil disse:

    RT @webmotiva Aprenda como instalar o Windows a partir de um pendrive http://bit.ly/19LoAS

  4. Jefferson Igor disse:

    Segundo as más linguas, a M$ liberará uma versão do 7 em Pen Drives, justamente para facilitar esse processo…

    Foi só eu ou mais alguém se lembrou que a Canonical fez isso beeem antes ?? …

  5. Ouvi falar sobre a versão do 7 pra pendrives, mas não acho que seja verdade.

    Quanto ao Ubuntu em pendrives isso realmente já é um realidade há algum tempo.Nunca utilizei mas procurando por esta solução em Windows sempre me deparava com a solução Linux 2 USB.

  6. David disse:

    RT @interessante_ Aprenda como instalar o Windows a partir de um pendrive http://bit.ly/3qDBMM

  7. Eu agarantcho! RT @ldsangue RT @interessante_ Aprenda como instalar o Windows a partir de um pendrive http://bit.ly/3qDBMM

  8. Gabriel disse:

    Cara muito boa essa dica porque as vezes tambem pego umas proeza dessas pra resolver muito bom valeu mesmo !!!!

  9. @Gabriel
    Realmente essa ferramenta é uma mão na roda :P

  10. David disse:

    Genial.
    Foi a única solução que realmente funcionou. Estou instalando uma máquina a partir de um pen de 1gb apenas.
    Faltou apenas a dica de iniciar a instalação primeiro em modo texto para evitar a mensagem de ausencia do NTLDR.
    Obrigado pela grande ajuda.

  11. Debby disse:

    Boa noite. Estou ha mais de 3 horas com o wintoflash dando o boot na minha maquina, isso é normal ou esta demorado demais??? Ha dias tento dar o boot via pen drive..tento dar o boot pelo cd mas ele nao aceita. Please help! Qto tempo levou o boot completo?

  12. Emilson Nogueira Kaiser disse:

    Comprei o Netbook Acer Aspire One d250 e veio instalado o Linpus
    Mas quero instalar nele o Windows xp ou o Linux Remix.
    Já usei vários TUTORIAS, mas, quado dou o boot pelo Pendrive ele não encontra o HD Sata.
    Dei o boot com o mesmo pendrive em um notebook e funcionou…
    Gerei um novo boot no pendrive e agora dá erro dizendo que o hal.dll está corropido e boot.ini está danificado.. e outras coisa..
    Alguém por favor pode me ajudar…
    Grato

  13. @Emilson Nogueira
    Tudo beleza Emilson ?
    Bicho, seu problema é simples, se é o que eu estou pensando. Vamos lá…

    Você consegue montar o pen drive de boot com o Windows e consegue abrir até aquela tela de particionamento onde aparecem as partições e HD, só que no seu caso não aparece nenhum HD/partição nessa hora. É isso ? Se for você vai fazer o seguinte…

    Vá até a BIOS do netbook e procure por algo parecido com AHCI ou procure por algo relacionado a Sata. Se estiver desabilitado, habilite e vice-versa.

    Espero sua resposta.

    Abraços.

  14. Dulcinéa disse:

    Obrigada Danilo, conseguindo iniciar instalação winxp em portugues graças sua dica
    Valeu!!!!!!

  15. @Dulcinéa

    Tá me devendo 10 pratas :p

  16. Gustavo disse:

    cara agora inicialmente quando comprei meu acer aspire one eu fiz a mesma coisa e instalei o windows (depois de desabilitar a opção sata hdd do acer aspire one) e após a instalação o mesmo ficou extremamente lento pra ouvir musicas e para rodar o auto-cad (aí que ficou lento mesmo)
    qual seria a solução? (atualmente to com o kubuntu linux 10.04 mas reservei 80gb do hd numa partição separada caso consiga instalar o xp depois)

  17. Gustavo disse:

    no caso para não ficar lento

  18. FaT disse:

    ola

    meu netbook acer aspire one d250 so iniciar pelo pen drive!!! como resolvo esse problema::

    obrigado