Ansiosos por algo diferente que faça o que o Linux ainda não conseguiu fazer em quase 20 anos de existência,todos nós esperamos para o segundo semestre de 2010 o tão anunciado e promissor Chrome OS.

O sistema operacional do Google tem dois grandes oponentes a derrubar. O primeiro, o MacOS, peca por manter uma arquitetura fechada e requerer um hardware próprio e bastante caro, pouco acessível para a maioria dos mortais. A grande dificuldade do Google em conquistar o espaço da Apple será convencer aos “Mac User’s” a migrarem para o seu novo sistema, pois do mesmo modo como existe aquele grupo xiita do Linux, existe o do Mac. Apesar disso, o MacOS será uma presa fácil para o Google.
Ao contrário do Windows 7, novo lançamento do tio Bill, o sistema do Google terá código aberto (é claro) e poderá fazer a Microsoft adotar novas estratégias para a distribuição de seu recém lançado produto e assim, finalmente, tornar o Windows mais acessível com redução dos seus preços um tanto "extravagantes". O estilo do novo sistema será baseado nas atuais distribuições Linux, e como estilo é o que não falta nas distribuições do pinguin, o Chrome OS promete deixar o Windows 7 rasteiro à frente dele.
A dona do buscador mais usado no mundo ainda não ganhou total confiança das grandes corporações, uma vez que o SO a ser lançado ainda é uma promessa e não começou a mostrar tudo o que pode fazer.Como consequência disso, não se sabe ao certo sobre a capacidade do sistema em relação à administração corporativa e suporte aos sistemas das empresas. Se o Google conseguir repetir o sucesso que tem alcançado com sua rede social e a idéia da computação em nuvens e conseguir fazer um bom uso de sua popularidade – que é muito maior que o Linux entre os usuários comuns – o Chrome OS nascerá em berço de ouro e terá um bom caminho pela frente.
O Blog oficial do Google nos dá um Briefing do que está por vir: um sistema estável, flexível para diversas plataformas de hardware, visando a rapidez de acesso às funcionalidades requeridas pelos usuários, principalmente aos serviços voltados para web, como navegação, e-mails e desenvolvimento de sistemas para Internet. A visão da empresa para o futuro é que o Chrome satisfaça tanto os intusiastas quanto os que precisam de um uso mais do dia-a-dia. Por isso, optou-se por uma plataforma que agrade, conquiste e fidelize usuários ao redor do mundo.
Apenas um detalhe precisa ser observado: a política neo-agressiva dos criadores do Chrome que estão esquecendo do slogan "nós somos do bem", do Google, ao ter como meta o domínio do mercado e popularização de seu produto. Apesar de "open source", saber se o Chrome respeitará a liberdade e flexibilidade dos sistemas ainda é uma incógnita, se pensarmos na prática.
Vamos aguardar.
Fonte:Blog oficial do Google
No related posts.
Related posts brought to you by Yet Another Related Posts Plugin.








Chrome: uma grande promessa.: Ansiosos por algo diferente que faça o que o Linux ainda não conseguiu fazer em q.. http://bit.ly/6iM24
A Google querendo de todas as formas dominar o mundo rsrs, primeiro o Google Chrome, agora o Chrome OS, abandonar o Linux não está nos meus planos, mas pretendo concerteza testar o Google Chrome, e como diz a própria google, ele é designado para WEB.
Creio que o Chrome OS não pegue aqui no Brasil, pelo menos.
Mas que vai bater pau a pau com outros SO isso ele vai..
Simplesmente pelo seu dono ser responsável pela maior parte da publicidade online e de ter um dos sites mais acessados do mundo.
Ele não pega aqui pelo simples motivo que o Nicholas falou, ele é voltado para a WEB, ou seja, se tu não tem uma internet super rápida, nem pense…
Mas que vou testar ele, isso pode ter certeza que vou
O alex fez um comentário que me deixou com dúvida. Será que a intenção do Chrome não seria tornar computadores com hardware “leve” como os netbooks em potentes “desktops”?
Ou seja, um sistema que seria leve o suficiente para tornar a navegação rápida em computadores de baixa capacidade e dando um melhor suporte a recursos de web, como webservices, aplicações java e tudo o que possa requerer serviços ou interagir com a Internet.
Será, realmente, que as pessoas precisarão de uma banda tão larga assim?
@Thiago Portella
@Alex Ferreira
Rapaz… Não procurei saber a fundo a que se propõe o Chrome OS, mas baseado na idéa do cloud computing que o Google insiste em pregar, creio que seu sistema operaciona será baseado nos serviços Web e será ao mesmo tempo uma opção para aqueles que buscam desempenho nos seus notebooks. Apesar de basear o sistema na Web, creio que essa opção de computação em nuvens deverá ser feita pelo usuário, assim como no Windows ele pode definir se pode usar o Aero ou não.
Abraços
Agora uma crítica : “Ansiosos por algo diferente que faça o que o Linux ainda não conseguiu fazer em quase 20 anos de existência”
Lembre-se o Linux não tem o objetivo de Derrubar nenhum sistema operacional. Esse é o objetivo da Microsoft que ganha com isso =]
Se o Cérebro não se apressar, quem vai “DOMINAR O MUNDO” é o Google…
@Nícholas André
Hum… Apesar de ouvir de algumas pessoas que o Linux não as quer, eu acredito que o objetivo de todo projeto, incluindo o GNU/Linux, é ser grande e fazer sucesso. A diferença entre a comunidade do Linux e a da MS é a ideologia e os caminhos que serão percorridos para que esse sucesso seja alcançado.
@Jorginho
aushaushauhs
Gostei, gostei
Nicholas, eu não quis dizer que o objetivo do Linux era dominar o mundo/ mercado, mas sim ganhar popularidade, como o Danilo veio a dizer. O Linux, até hoje, ao que aparenta, só ganhou prestígio dentre os profissionais da área de TI ou entusiastas.
Infelizmente, ainda atendo muitas pessoas que acabaram de comprar um computador e querem logo mudar do Linux para o XP, por exemplo.
Ganhar a confiança do usuário doméstico é X da questão, pois geralmente os usuários corporativos, ainda que não se identifiquem com o Pinguim, precisam obedecer às políticas da empresa, orientadas pelos departamentos responsáveis pela tecnologia que se emprega na empresa.
To achando que vem junto com o OS alguma integração absurda com o Google Wave… mas, vamos ver, é esperar pra usar!
Fiz uma enquete no meu site, http://www.chrisb.com.br/blog/google-chrome-os-o-que-voce-fara/, a tendência é o pessoal no mínimo experimentar
[]s!
Chris, já participei da sua enquete e achei bacana sua iniciativa. Pelo menos deu pra ver que muita gente tá na expectativa.
Wait, I cannot fathom it being so srtaihgtrfoward.
zRuEQX hwsvukwlkhrb