Destaques

Quer aprender Informática? Nem precisa sair de casa!

Postado por Fátima Menezes na categoria Profissão Informática no dia 17-02-2011

29

É de nosso conhecimento que os adeptos de TI sempre têm de estar estudando e se atualizando. Existem muitas formas para fazermos isso, como o Danilo expôs em seu post Investir em treinamentos ou estudar por conta própria?. Hoje, pretendo reunir alguns sites que oferecem capacitação à distância, muitas vezes gratuita, em diversos campos da Informática. Autodidatas, aqui vai um material de qualidade para vocês!

Livemocha

O Livemocha é uma rede social de idiomas presente em vários países. Sabemos que o domínio do inglês é vital na Tecnologia da Informação. Que tal incrementar seu currículo com uma ou mais línguas? São 38 idiomas diferentes à sua disposição.

O diferencial do Livemocha é tornar o aprendizado de uma língua mais interessante e efetivo. Para tanto, o sítio faz uso de recursos tais quais: associação de palavras e frases a imagens, exercícios de escrita e pronúncia, revisão, questionários, flashcards, além da possibilidade de conversar e tirar dúvidas com falantes nativos do idioma em estudo.

A ideia deste site é que os usuários se ajudem na construção do conhecimento. Ao passo que aprende, você também pode ajudar outros a aprenderem a língua que domina, corrigindo seus exercícios.

Apesar de, atualmente, cobrar por alguns serviços, o Livemocha ainda tem material muito bom gratuito. Cadastre-se no site e confira!

Be-a-Byte

O Be-a-Byte é um projeto de inclusão digital que oferece vídeo aulas sobre alguns assuntos básicos da Informática. É perfeito para quem está iniciando na área, ou deseja solidificar os conhecimentos fundamentais. Entre os cursos oferecidos, estão Introdução à Informática e Microsoft Excel 2007 e 2010.

Os cursos são completamente gratuitos e contam com a emissão de certificado após sua conclusão. Há previsão de novos treinamentos para os próximos meses.

O Be-a-Byte é uma iniciativa muito bacana. Vale a pena conferir. ;)

Fundação Bradesco

A Escola Virtual da Fundação Bradesco apresenta uma grande quantidade de cursos à distância e semipresenciais.

Os cursos estão divididos em categorias, como: Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Linguagem de Programação, Infraestrutura, Office, entre outras. Há desde treinamentos que duram poucas horas, até alguns mais demorados. No final de cada curso, é realizada uma avaliação para o recebimento do certificado.

Além de cursos técnicos, existem outros cursos de cunho profissionalizante, como um curso preparatório para entrevistas de emprego e outro sobre postura e imagem do profissional.

TreinaWeb

Quer investir dinheiro em Educação à Distância (EaD), mas não conhece um bom site? Apresento-lhes o TreinaWeb. O sítio é uma excelente opção para a capacitação de estudantes e profissionais que mexem direta ou indiretamente com a Web, como o nome indica.

Os cursos oferecidos contemplam diversas linguagens de programação, desenvolvimento web e banco de dados. O suporte é ótimo. Evidentemente, o site também oferece certificados. A seguir, um trecho retirado da página sobre como funciona o TreinaWeb:

Quais são os principais diferenciais entre os cursos encontrados no mercado e os cursos do TreinaWeb?

Os principais diferenciais são os de que você poderá fazer os cursos a qualquer hora e de qualquer lugar, contando com o mesmo suporte de um instrutor que um curso presencial oferece (avaliação pessoal), além do benefício financeiro, uma vez que nossos cursos são inúmeras vezes (inúmeras mesmo) mais baratos do que cursos presenciais.

Ficou interessado no TreinaWeb? Aproveite que o pessoal do site está oferecendo um curso completo de HTML de graça!

Intel

A Intel oferece vários cursos interessantes através do site NextGenerationCenter. Os treinamentos são, em sua maioria, voltados para profissionais. Uma prova disso é a necessidade de especificar a empresa em que você trabalha ou realiza estágio na hora de se registrar.

Este é outro site repleto de cursos gratuitos. Alguns exemplos são: Software Livre, Virtualização, VOIP, Trabalho Remoto, Gerenciamento de TI, Redes Sociais e Cloud Computing.

Além dos cursos, são disponibilizados vídeos e documentos muito legais sobre variados temas.

CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é um portal que tem como principal meta integrar estagiários ao mercado de trabalho. O site possui uma gama de materiais para quem está entrando no mundo do trabalho.

Na página inicial, existe uma opção chamada Cursos à Distância. Comparada à modalidade presencial, a opção à distância deixa a desejar com relação à quantidade de cursos ofertados. Ainda assim, vale a pena passar no sítio. Os cursos são gratuitos.

4Linux

Segundo definição do próprio website, “A 4Linux é uma empresa de treinamento, suporte e consultoria em Linux e Softwares Livres”. Neste sítio, você poderá encontrar cursos e treinamentos presenciais e à distância, nas seguintes categorias: Sistemas Operacionais, Infraestrutura, Segurança e Desenvolvimento.

Infelizmente, os cursos são pagos. Mas a metodologia utilizada pela 4Linux é muito bacana. Sem contar que você pode ganhar um desconto participando de uma das promoções oferecidas pela empresa. Um exemplo são os minicursos de Fundamentos de Segurança e Hardening de Servidores e Criando uma aplicação rápida com o Symfony que recentemente foram oferecidos gratuitamente para todos.

HackerTeen

Aspirantes a hackers, não me esqueci de vocês! O HackerTeen é um conjunto de cursos à distância criado pela 4Linux, abordando temáticas como: programação, redes, segurança de computadores, ética hacker, e por aí vai. Os cursos são pagos, porém aí está um investimento de primeira!

Escola de Hackers

A Escola de Hackers contém um bom material gratuito para os estudantes desse campo. Só recomendo que tenham cuidado com o que baixam do site (nunca se sabe, rsrs).

JEDI

O Java Education and Development Initiative (JEDI) é um portal para o ensino gratuito de Java à distância. O curso vai desde a introdução à linguagem de programação, até banco de dados e desenvolvimento de aplicações móveis com Java.

Esses foram os principais cursos online que me vieram à mente. Ainda existem muitos outros. Conhece algum curso bom que não foi mencionado? Comente!

Observação: aqui mesmo, no I/O, temos uns cursos gratuitos de C e Shell Script produzidos pelo Nícholas. São muito bons, por sinal. Confira-os, e até a próxima!

Comentários (29)

[...] This post was mentioned on Twitter by Carlos Fran, DATATEXTO-O SOS PC, Fátima Menezes, gb2p, Fátima Menezes and others. Fátima Menezes said: RT @iotecnologia: Quer aprender Informática? Nem precisa sair de casa! http://bit.ly/fTtcaE [...]
Se não me engano o famoso MIT tem em seu site uma grande oferta de cursos à distância grátis na área de informática. (Vi na revista INFO desse mês ou do mês passado)

É uma excelente dica

http://info.abril.com.br/professional/carreira/o-mit-ao-alcance-do-mouse.shtml

Neste link tem falando mais sobre o projeto do MIT, o OpenCourseWare

Valeu pela dica. Vou conferir. :D
gostei de saber que existem a possibilidade de apreender computador se sair de casa, eu estava interessado de inciar o curso em breve
obrigado, aguardo pela resposta
Fátima adorei seu post. Realmente enriquecedor. Ser auto-didata é uma questão de disciplina, objetivo e meta. Quem sabe aonde quer chegar, com certeza não mede esforços.
Bjos
Olá, Flavia!

É isso mesmo. O material está aí. Se faremos uso dele, é o que fará toda a diferença.

Um abraço!

Fatimá estou interessado de fazer um curso de INTRODUÇAÕ Á INFORMATICA,PARTUCLAR TEM UMA POSSIBILIDADE?

Obrigada

O Be-a-Byte tem um bom curso de Introdução à Informática. Tem de ser particular? Vou procurar aqui.
eu gostaria de apremder em casa tem como vcis mamdar um cd com o cursso que seja o basico pagarei pelo cursso
vc e linda
fatma vc e linda
Preciso fazer um curso de Introdução á informatica,particular tem possibilidade por favor necesito de seja urgente

obrigada

Muito legal o post, por muito tempo procurei cursos a distâncias grátis e não encontrei, perdi muito tempo, tempo esse que podia ser utilizado estudando!
espero encontrar o que estou esperando mexer em meu computador com mais segurança.um abraço ao pessoal da iq.tecnologia

atenciosamente
mathoso

eu quero aprende informatica
eu quero aprende informatica no msn
Fátima, estou fazendo o be-a-byte e estou adorando; pra quem não sabe nada é excelente!!! Não consegui me inscrever nos outros. o be-a-byte é rápido e fácil. Mil vezes obrigada!
Gostaria de fazer o curso de informática a distância,,
nossa muito bom me ajudou muito vc e zica
quero fazer esse curso
preciso apremder informatica.
Adorei as infinitas declarações irei em breve fazer o curso BE-A-BYTEobrigado voces são ótimos!!!!!!!!!!!
Já fiz vários cursos no Treinaweb e adorei todos, vale muito a pena o custo beneficio sem precisar sair de casa. Com dedicação os EAD vão longe no mercado.
eu quero aprender tudo de informatica tem como vocês me ajudar?ficaria muito agradecida mesmo que seja pago desde que a prestação caiba no meu bolso
quero aprender tudo de informatica podem me ajudar mesmo sendo pago desde que as prestações caibam no meu bolsoobrigado
verdade me perdoem mais eu quero dizer que vcs são muito especiais em ajudar as pessoas mesmo que seja pago não me importa ficarei muito feliz obrigado
eu já entrei em algum curso mais não deu para terminar ,mais tem um porém só tenho o potugues dá para aprender assim

Deixe um comentário