Destaques

Como saber se minha fonte está queimada? Faça o teste!

Postado por Alex Ferreira na categoria Manutenção e Hardware no dia 16-08-2009

64

Sábado de manhã, você liga o PC com toda aquela vontade de olhar seus e-mails e recados, mas o PC não dá sinal de vida. As luzes não acendem, não é emitido nenhum apito da placa mãe e as ventoinhas e o disco rígido não fazem barulho. E agora? Saiba que a probabilidade de sua fonte ter queimado é bem grande! Aprenda a fazer um teste bem simples que pode lhe fazer economizar alguns reais evitando chamar algum técnico para fazer um “trabalho” que você mesmo pode fazer aí em sua casa.

Antes de mais nada, é sempre recomendado que você sempre faça uma verificação nos cabos e conectores entre seu PC e a tomada. Alguns casos podem ser resolvidos apenas no ato de puxar o fio da tomada e plugando-o novamente. Pra quem tem fonte com chave liga/desliga na parte traseira é bom verificar também. Não resolveu? Mãos à massa!

Primeiro abra seu gabinete e desligue todos os conectores da fonte dos componentes internos, e de preferência retire a fonte de dentro do gabinete (basta tirar os 4 parafusos da parte traseira). Caso você não seja acostumado  a mexer nos componentes internos, você pode fazer um “mapa” ou tirar uma foto para caso você esqueça onde ligar os plugues. De qualquer forma, não se preocupe, pois cada plugue só entra no conector correto.

Com a fonte em mãos, localize o cabo de alimentação da placa mãe. Se você não sabe qual é esse conector, ele é o maior de todos, contém 20 ou 24 pinos. Veja na foto abaixo:

Plugue 20/24 pinos

O próximo passo é pegar um clipe de papel (sem pintura) ou um pedaço de fio metálico maleável com as pontas desencapadas. Dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas, ou seja, uma ao lado da outra. Com o cabo em mãos, localize o terminal do fio VERDE e insira uma das pontas do clipe dentro do terminal (não se preocupe, só existe um fio verde no conector). A outra ponta insira num terminal com fio PRETO, como indicado pelas setas da foto acima. Veja na foto abaixo como deverá ficar o procedimento explicado:

Clipe de papel nos terminais verde e preto

Tudo OK? Então coloque a fonte sobre uma mesa e ligue o cabo de força à energia elétrica. Caso a ventoinha gire normalmente você tem um indicativo de que a fonte está trabalhando normalmente, logo o problema talvez não seja nela. Se ao ligar na energia não acontecer nada, provavelmente a sua fonte está com problemas. Nesses casos é recomendado trocar a fonte ou manda-la para a assistência técnica (coisa que eu não faria por diversos motivos).

Caso você prefira comprar uma nova fonte, recomendamos a leitura do artigo “Qual a potência que o meu computador necessita?” de modo a fazer uma boa compra. Vale ressaltar que ao ir na loja, não caia na conversa dos vendedores e procure saber dos mínimos detalhes do produto escolhido. Marcas confiáveis são Cooler Master, OCZ, Corsair, Thermaltake, Akasa, Zalman e etc. FUJA DAS MARCAS CLONE, LEADERSHIP E C3 TECH!

Lembre que o artigo se refere às fontes ATX! (alguém ainda usa AT?)

.

E aí, já conhecia o teste citado acima? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários :D Até a próxima!

Fonte e Imagens: Baixaki

Comentários (64)

O que e o cabo de forca da fonte
Mas quando eu for comprar uma fonte como faco para saber que os cabos dela e igual o da minha que esta queimado ai quando eu for comprar uma fonte e so eu falar o nome da marca da fonte
majo cabo de forca e oque liga do estabilizador na fonte . so isso .. fonte recomenda compra uma apartir de vx430 w da corsair
legal. me ajudou muito.

explicação exelente..parabéns

Deixe um comentário