Destaques

Você sabe o que significa o termo alto nível e baixo nível?

Postado por Alex Ferreira na categoria Curiosidades no dia 20-11-2010

12

Muita gente que não tem maiores experiências no mundo da informática e está iniciando seus estudos acaba se deparando com dois termos bastante comuns: alto nível e baixo nível. Como é de se esperar, muitos acabam confundindo o que cada termo significa, sendo, na maioria dos casos, atribuída uma noção errônea de dificuldade.

A origem dos termos

Ninguém sabe ao certo de que área eles surgiram. Minha opinião é de que eles vieram das máquinas multiníveis.

Basicamente, as máquinas multiníveis são uma maneira de representar a organização interna de um computador. Computadores são formados por vários níveis, sendo eles:  nível lógico digital, nível de microarquitetura, nível ISA, nível do Sistema Operacional, nível das linguagens de montagem e o nível das linguagens orientadas a problemas.

Esses níveis são representados numa espécie de pilha, onde a base é o nível lógico digital (o hardware do computador) e o topo seriam as linguagens OP (C, C++, Java, Python, etc.). Olhando a imagem abaixo você pode ter uma visão melhor de como os níveis são dispostos.

Máquina multinivel

Perceba que quanto maior o nível, mais próximo do usuário ficamos. De forma análoga, quanto menor o nível, ficamos mais próximos da máquina. E assim nasceram os termos alto e baixo níveis…

Entendendo os termos

Como vimos, quanto mais próximo do ser humano, maior o nível. O termo alto nível é justamente isso, ele significa que uma descrição ou especificação foi escrita de tal forma que é de fácil entendimento para nós.

Seguindo o caminho contrário, o termo baixo nível significa que a especificação está de tal forma que somente as máquinas entendem. Obviamente o ser humano também pode entender, desde que compartilhe o mesmo ‘vocabulário’ da máquina.

Alguns exemplos…

Algoritmos

Conclusão

Agora que você encontrar esses termos já fique sabendo que alto nível não significa que é algo super complicado. Na verdade acontece o contrário, se você chegar a ver algo em baixo nível você já saberá que aquilo sim pode ser complicado…

Espero que tenha sido de fácil entendimento o post… Na verdade apenas essa conclusão seria o suficiente pra muitos de vocês entenderem o termo :D

Comentários (12)

[...] This post was mentioned on Twitter by I/O Tecnologia, João Alberto and Alex Ferreira, Feed Blog BR. Feed Blog BR said: Você sabe o que significa o termo alto nível e baixo nível? http://migre.me/2lF9O [...]
Bastante claro… otimo topico!
Muito bom post!
E gostei do novo visual do I/O xD
Obrigado Vinícius. Continue visitando nosso blog.
depois disso que descobri o que isso significava…
Haha, eu ri dos exemplos! xD Mas tá muito bem explicado. E Parabéns pelo visual novo do blog :D
Valeu grande Leadro! Abração
ótimos exemplos de linguagens de baixo e alto nivel.
captado a mensagem, ok.

atenciosamente, obrigado.

[...] Leia mais sobre o significado de alto nível e baixo nível. [...]
Muito bem explicado. Parabéns
Mto bom, sempre achei que C era baixo nível mas não é ,mto boa postagem.

Deixe um comentário